Adoro caju!
Acho linda a cor dele madurinho, amo o sumo, a polpa e a castanha. Aqui em casa tem caju todo dia, se não a fruta docinha in natura alguma coisa dela...
Fico imaginando nas delícias que é ter um cajueiro no quintal de casa, alguém algum dia resolveu fazer doce, outro alguém testou torrar as castanhas e tem uns lunáticos, para a minha alegria, que resolveram fazer até carne de caju.
Nossa maravilha brasileira é muito requisitada lá fora, as safras de boa qualidade, graúdas e inteiras são destinadas a exportação. O que é distribuído por aqui nem sempre é fresquinho e natural, as frutas são processadas em larga escala para ter o sumo concentrado e as castanhas costumam ser fritas no óleo de soja e vendidas a granel como "naturais". Castanhas realmente cruas, sem sal e sem processos de conservação são raras de achar e são o maior curinga na cozinha. Aqui em Goiânia eu gosto de comprar lá na Coisas de Goiás, uma lojinha dentro do Mercado Municipal na Rua 03, Centro.
A castanha de caju crua é a base da culinária vegetariana assim como a soja eu diria, dela dá pra fazer leite vegetal, creme de leite, iorgute, queijos, sobremesas, molhos salgados e tudo mais. Toda a gama de laticínios dá pra ser aplicada com a base nas castanhas de caju e pessoalmente eu prefiro assim. Meu paladar não foi muito com a cara daqueles industrializados de soja cheio de baunilha, como que usa isso pra fazer um molho branco? Não dá né, estraga tudo quanto é coisa, nunca vi rsrsrs
Além de nutritiva e relativamente acessível se você considerar que pouca quantidade já é o suficiente para dar cremosidade e textura, o sabor é neutro e de todos os substitutos do leite ela foi a que eu achei mais semelhante.
Quem participa das minhas aventuras e aulas de culinária sabe bem o que eu estou dizendo, o caju é mil e uma utilidades e eu amo todas elas!
Anota aí uma receita simples e deliciosa pra você se apaixonar pelo caju também, nesse caso não largar mais 💞
1/2 xícara de castanha de caju crua e sem sal
400 ml de água
1/2 colher de chá de linhaça dourada
1 pitada de sal
Modo de Preparo:
Deixe as castanhas de caju de molho com água por 6 horas dentro da geladeira ou de fora com um pano de prato cobrindo. Após esse período descarte a água e coloque no liquidificador com os outros ingredientes, bata até ficar homogêneo (um a dois minutos). Se estiver bem batido, não é necessário coar. Conservar até 3 dias na geladeira.
Sugestão: Para engrossar e utilizar em receitas mais cremosas aqueça o leite vegetal sem deixar que ele ferva e utilize em seguida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário