A gente cresce escutando que é importante comer frutas e legumes para ter uma dieta saudável. E isso não é novidade, mas quem aqui tem realmente uma alimentação equilibrada?
De acordo com o Portal Brasil site, a CFA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), calculou que somente 18,2% dos brasileiros ingerem a quantidade mínima de frutas e verduras recomendadas diariamente pela OMS (Organização Mundial de Saúde). E veja que a OMS recomenda somente 5 porções de frutas e verduras, já temos estudos que sugerem que a quantidade adequada seria de 10 porções diárias leia a reportagem na íntegra.
Se a maioria das pessoas passam o dia fora de casa e se alimentam mal por hábito ou por difícil acesso a essas porções adequadas de frutas e verduras como mudar isso?
Eu não vejo outra maneira se não a educação e a conscientização que deve começar desde cedo com crianças e jovens. É importante a gente entender que se não é possível fazer a mudança completa de hábito que comecemos então pelo que é possível, em uma refeição diária ou nas refeições feitas em casa.
Façamos da nossa casa nosso ninho, não leve nada que te faça mal pra dentro dela. Com um pouco de conhecimento e noções básicas de organização é possível fazer compras somente uma vez por semana e se alimentar bem todos os dias.
Desembale menos e descasque mais. Cozinhar uma massa leva quase o mesmo tempo que fazer um macarrão instantâneo. Se não estiver com pressa e quiser se divertir experimente fazer a massa caseira. Outra sugestão é escolher uma refeição do dia para caprichar e deixá-la o mais completa possível.
Eu escolhi o meu almoço e mesmo assim falho às vezes, então eu compenso no jantar. Como eu compenso? Sei que preciso de duas conchas de leguminosas diariamente, se não comi no almoço compenso no lanche ou jantar. Isso não significa que eu vou comer feijão de caldo tradicional todo dia, pode ser um hommus (patê de grão de bico), salada de feijão azuki germinado, hambúrguer de lentilhas, caldinho de feijão e por aí vai. Outra coisa é variar, sair do comum e experimentar novos sabores. Além disso, experimentar novas formas. Quem disse que beterraba só cozida? E que batata é só a inglesa? Sai dessa, cardápio engessado e com pouca variedade é sinal de alerta vermelho.
Mas e as 10 porções onde entra? No meu caso entram no suco natural, no almoço, no lanche da tarde e na cesta. Tem dias que falha de novo, mas aí a gente tem que ter o compromisso de compensar e ficar atento.
Por que eu estou escrevendo tudo isso? Porque eu quero compartilhar algo hoje, os germinados. Eles são os brotos de grãos e leguminosas e vão enriquecer o seu prato, tirando comer animais dá pra incluir, variar e adaptar tudo. 🌾
Comer os brotos dos vegetais é a forma mais inteligente na minha opinião de se compensar os nutrientes do dia a dia se a gente ver que não vai dar pra incluir as tais dez porções diárias. Eles são seis, dez e até vinte vezes mais nutritivos que o seu grão ou leguminosa na versão cozida. Com essa explosão de saúde vale a pena dar uma moralzinha.
Você pode fazer a manutenção deles a qualquer hora. Se fica o dia todo na rua - sai de madrugada e volta de madrugada - cultive os germinados no serviço (se tiver uma copa comunitária), assim você inspira outras pessoas. E claro que se você tiver acesso a uma copa no trabalho, inclua também uma fruteira comunitária lá, se todo mundo cuidar a mudança de comportamento torna-se coletiva e mais duradoura.
![]() |
arquivo pessoal |
Ingredientes:
2 colheres de lentilha crua
400ml de água
1 recipiente de vidro
1 voal e 1 liga para amarrar
Modo de Preparo:
No recipiente de vidro deixe as lentilhas de molho com a água por 8 horas. Após esse período, enxágue as lentilhas e o vidro.
Retorne as lentilhas escorridas para o vidro e tampe a boca dele com o voal e a liga. Incline* 45 graus e deixe escorrer em um local escuro e ventilado.
Enxágue duas vezes ao dia e retorne o vidro para a posição inclinada. Repita o processa até sair o broto, pequena vírgula em cada lentilha.
*para facilitar eu coloco o vidro inclinado escorrendo em uma peneira e essa peneira dentro de um vasilhame fundo. E guardo dentro do armário.
Cada grão, semente, oleoginosa ou leguminosa tem o seu tempo para germinar veja o passo a passo, mas no geral são 4h a 6h horas de molho com água em um recipiente de vidro para depois colocar para escorrer inclinado (tampado com um pano que deixe ventilar) e vai enxaguando algumas vezes ao dia (2 a 3) até sair o broto (3 a 4 dias).
O ideal é comer crú, há algumas exceções que você pode ver na tabela da Conceição Trucom que está no site Rota Veg aqui. Se quiser amornar até 45 graus pode, que é a temperatura que conseguimos tocar a mão no alimento ainda, a partir daí começamos a perder e a transformar nutrientes.
Use os germinados a seu favor! Na salada, no cracker, no snack, no suco, na vitamina e onde mais a sua imaginação deixar. Sempre que puder combine os brotos com as frutas e vegetais e opte por germinar o trigo (se não tiver intolerância ao glúten) que o mais prático de fazer. Se tá difícil cumprir as dez porções diárias de frutas e vegetais, tente cinco porções com germinados. Garanto que será uma ganho e tanto.
Na geladeira eles perdem rápido, 3 dias. E se plantar na terra dão graminha que pode ser usada nos sucos.
E você? Compensa como as derrapadas do dia a dia nada saudável? rsrs
Comente e me conta 🍎
Nenhum comentário:
Postar um comentário