Existem vários probióticos como o rejuvelac, o kombucha e o kefir. Mais para frente vou falar sobre todos, mas hoje a dica é somente do kefir.
Kefir é uma bebida feita a partir da fermentação em temperatura ambiente de uma colônia de lactobacilos vivos com algum líquido adocicado. Tradicionalmente o Kefir Real é feito a partir do leite bovino, mas atualmente há uma infinidade de alternativas como água e açúcar mascavo, água e melado, suco de frutas adocicado, suco de uva integral ou leite vegetal adocicado como coco, soja, arroz, aveia e outros.
O kefir fortalece a flora intestinal e todo o aparelho digestivo. Eles estimulam o sistema imunológico e combatem as doenças bacterianas como a Escherichia coli e a Candidíase. Ao se fazer uso de antibióticos a flora bacteriana estomacal também é afetada, neste caso o Kefir ajuda a equilibrar assim como reduzir as dores de azia, gastrite e úlcera.
Pode ser consumido regularmente, em média 150 ml por dia puro ou utilizar em receitas como refrigerante, iorgute e queijos.
Na foto acima temos um Kefir no suco integral de uva e outro na água com açúcar mascavo. O sabor é levemente ácido e varia conforme o tempo de fermentação.
Como cultivar
Use um pote de vidro esterilizado e coloque 1 colheres de açúcar para 200ml de água. Adicione o kefir. Utilize somente colher e peneira de plástico para manejo.
Aguarde de 12h à 48h a fermentação de acordo com o seu paladar e a sua necessidade. Com 12h o kefir solta o intestino e a partir de 48h deixa o intestino preso. Com 24h temos um kefir de cheiro mais suave e sabor mais neutro que é o normalmente utilizado.
Pode coar os grãos e beber somente o líquido puro ou adicionar o líquido coado no preparo de outras receitas. Outro dia volto com a utilização dele em receitas.
Após coar, adicione água e açúcar e repita o processo. Quando os grãos de kefir aumentarem, retire um pouco e congele assim você sempre terá o kefir de reserva. Ensine o máximo de pessoas que puder e doe sem medo, quanto mais doar maior a sua rede de doadores ficará.
ONDE COMPRAR EM GOIÂNIA
Os "grãos de kefir" não são comercializados, para conseguir é preciso ter um doador que pode ser encontrado em grupos e fóruns na internet. É possível pagar o selo e as despesas dos Correios e receber os seus grãos de kefir.
Eu tinha, mas a colônia não se adaptou a marca do açúcar e morreu. Ganhei uma nova e assim que ela estiver maior posso doar novamente. Onde eu consegui? com uma amiga que eu tinha doado há anos atrás e ela cultivou e sempre tem, olha só que beleza.
Fontes pesquisadas:
Nenhum comentário:
Postar um comentário